Menu Fechar

Negócios Estrangeiros

  1. Assegurar a realização da Segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em Portugal, valorizando o papel de Portugal na agenda global para o oceano e a importância desta agenda para a ação climática.
  2. Aplicar o Acordo de Mobilidade da CPLP, que facilita a livre circulação de pessoas dentro da Comunidade, e prosseguir com a negociação de acordos bilaterais com diferentes países de origem da imigração em Portugal, de modo a organizar fluxos regulares e seguros de migração legal.
  3. Realizar várias ações de grande envergadura para a promoção externa da cultura portuguesa, como a Temporada Cruzada com a França, as Feiras do Livro São Paulo e Lima, ou as Comemorações do Segundo Centenário da Independência do Brasil e do Primeiro Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.
  4. No âmbito da política para as comunidades portuguesas no estrangeiro, consolidar a importância estratégica da diáspora na afirmação da imagem de Portugal e reforçar a sua ligação com o país, designadamente através da rede consular e do pleno aproveitamento das oportunidades de formação, emprego e investimento em Portugal.
  5. Participar na agenda política e legislativa da União Europeia, com particular atenção às questões do Estado de Direito, da governação económica, da implementação do Compromisso Social do Porto e da autonomia energética.
  6. Assegurar as políticas necessárias para apoiar a internacionalização da economia nacional, o fomento do investimento orientado a mercados externos e a promoção da imagem de Portugal e das marcas portuguesas no exterior.