Menu Fechar
  1. Acelerar a proteção, resiliência e produtividade dos ecossistemas marinhos, com base no melhor conhecimento científico, na efetividade das políticas de conservação da natureza e com o envolvimento crescente das partes interessadas e de toda a sociedade para alcançar o bom estado ambiental do espaço marítimo nacional.
  2. Assegurar a implementação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 na sequência da sua aprovação em 2021, mobilizando o setor público, as empresas, as universidades e a sociedade em geral, dando prioridade às medidas previstas no respetivo plano de ação.
  3. Catalisar a economia azul em Portugal, estimulando um ecossistema empreendedor e inovador em torno de uma rede de polos tecnológicos e de transferência do conhecimento, o Hub Azul, aplicando os instrumentos financeiros disponíveis, como o Plano de Recuperação e Resiliência.
  4. Garantir o êxito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorrerá em Lisboa, e assegurar o seu impacto tangível na conservação dos ecossistemas marinhos e no uso sustentável dos oceanos, reforçando o papel de Portugal na governação internacional dos Oceanos.
  5. Promover uma cidadania ativa no uso e proteção do mar,dos seus recursos e ecossistemas, das comunidades costeiras, através de iniciativas de literacia do oceano, formação e educação, com todos e não apenas para todos, com o objetivo de garantir oceanos saudáveis e produtivos.